sábado, 14 de maio de 2011

PREFEITOS NA CADEIA. SIM, É VERDADE.

Cada vez mais o Ministério Público vem atuando nos desmandos de prefeitos e gestores municipais. Corre quase uma praxe em que prefeitos, familiares e agregados sentem-se proprietários das cidades onde governam. Tudo possa, tudo ordena, chegando a desrespeitar ordens judiciais. Estes senhores só retornam à realidade quatro anos após o início do mandato, aí sim, voltam á normalidade. Surgem então pilhas de processos para responder pelo resto de suas vidas, mesmo que se livrem de alguns, outros permanecerão por longos anos de suas desgraçadas vidas. O que tem intrigado ao povo e a justiça é a rapidez com que uma grande parte destes gestores municipais, entre eles secretários, chefes de setores, familiares, laranjas e assemelhados tem aumentado seus patrimônios em apenas uma gestão administrativa, ou descobriram-se grandes gestores ou santos milagrosos, já que alguns antes mal se mantinham com o que granjeavam. Raro são as exceções, parabéns a elas, se é que merecem já que ser honesto é uma obrigação.
Segundo o Portal Verdes Mares (14/05) e de acordo com o Ministério Público Estadual, o prefeito afastado de Nova Russas, Marcos Alberto Martins Torres, do PSC lideraria um esquema de enriquecimento ilícito que teria chegado a desviar mais de R$ 15 milhões da administração de Nova Russas, durante dois anos e três meses de mandato. Imagina-se que isso deva ser apenas a ponta do iceberg, visto que não é possível fiscalizar todas as prefeituras. No entanto aquelas que já caíram nas malhas dos órgãos de fiscalização como a CGU, certamente não terão a sorte de “sair esgravatando os dentes”., com diziam os antigos. Ta hora de dizer basta. O povo está cansado de procurar, medicamentos, escolas de qualidade, estradas, exames médicos, e tantos outros serviços essenciais a população sem encontrar. 15 milhões de reais é uma quantia alta demais até para os paises ditos de 1º mundo, imagine-se para um país com milhares de quase flagelados. Certamente ainda vão cair muitos prefeitos nestas malhas da justiça, mesmo que por enqunto eles se sintam intocáveis. Quando um destes senhores visita a “gaiola” o chão estremece para centenas de outros.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

LEGISLAÇÃO BRASILEIRA, DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS

Diante de uma legislação capenga, a população está descrente e amedrontada. Não dá para aceitar certos descasos morais, no entanto legais. Como explicar para o familiar de uma pessoa assassinada que o assassino confesso prestou depoimento e foi pra casa dormir, enquanto as vítimas ficam no velório, no entanto se alguém abate uma arvore vai direto pra cadeia. Como explicar para a sociedade que empresários lesam a nação em milhões, são condenados e nunca ficam no xilindró, enquanto um faminto furta um pacote de pão e tem passagem direta pra gaiola. Como dizer pra população que só existe criminoso na classe media e baixa, já que não existe nenhum ou quase nenhum grande empresário no velho xilindró. A Bíblia diz; a quem mais for dado, mais será cobrado. Isso não serve para a classe política brasileira, já que recebem todas as benesses da nação e ainda tem direitos que outros normais não tem como é caso do malfadado forum privilegiado, como o próprio nome diz, um privilegio especial, sem falar que isso vai de encontro com a Constituição Federal que no Capítulo I - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. A inversão de valores está claramente definida, existem entidades de proteção legalmente constituídas para criminosos que chegam quase no ato criminoso, sem que exista uma igualmente ágil para as vítimas dos crimes. O maior banco nacional o BB, financia empresas suspeitas de desmatamento, inclusive O MPF entrou com ações na Justiça contra o BB e o Banco da Amazônia (Basa) pelo empréstimo de dinheiro público a produtores rurais com irregularidades ambientais e até casos de trabalho escravo, isso é a própria institucionalização do próprio crime. Pergunta-se porque então prender um pobre que abateu a arvore do seu quintal, que por sinal estava pondo em risco sua moradia, digo moradia e não residência, já que em muitos casos não são a mesma coisa. Como já coloque em outras oportunidades “todos são iguais perante a lei, desde que tenham dinheiro para contratar advogados para achar ‘brechas’ na lei - isso era para existir?-. Como somente 10% controla os outros 90% no país, então é fácil deduzir que a lei é para poucos, sem que se perca a legalidade da coisa. Vivemos um apartheid jurídico no Brasil, sem tempo para acabar já que a grande parte dos nossos legisladores estão envolvidos nos mais diversos crimes, é como rato vigiando queijo, certamente quanto mais flexível for a lei, dificilmente eles irão pra cadeia. E ponto final.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

GRANDES CONSTRUCÕES DA HUMANIDADE

AS GRANDES CONSTRUÇÕES DA HUMANIDADE



A TORRE DE BABEL, segundo a narrativa bíblica no Gênesis, foi uma torre construída por um povo com o objetivo que o cume chegasse ao céu, para chegarem a Deus e estarem mais perto dele. Isto era uma afronta dos homens para Deus, pois eles queriam se igualar a Deus. Ele Parou o projeto e fez com que a torre ruísse, depois castigou os homens de maneira que estes falassem varias línguas para que os homens nunca mais se entendessem e não pudessem voltar a construir uma torre.

Outra construção grandiosa foi a GRANDE MURALHA DA CHINA começou a ser erguida por volta de 221 a.C. por determinação do primeiro imperador chinês, Qin Shihuang. Embora a Dinastia Chin não tenha deixado relatos sobre as técnicas construtivas que empregou e nem sobre o número de trabalhadores envolvidos, sabe-se que a obra aproveitou uma série de fortificações construídas por reinos anteriores, sendo o aparelho dos muros constituído por grandes blocos de pedra ligados por argamassa feita de barro e pasta de farinha de arroz com cal hidratada. Com aproximadamente três mil quilômetros de extensão à época, a sua função era a de conter as constantes invasões dos povos ao Norte.

Temos ainda O MURO DAS LAMENTAÇÕES, ou MURO OCIDENTAL, é o local mais sagrado do judaísmo. Trata-se do único vestígio do antigo templo de Herodes, erigido por Herodes o Grande no lugar do Templo de Jerusalém inicial. Foi destruído por Tito no ano de 70. Muitos fieis judeus visitam o Muro das Lamentações para orar e depositar seus desejos por escrito. Antes da sua reabilitação por Israel, após a Guerra dos Seis Dias, em 1967, o local servia de depósito para incineração de lixo. Os restos que hoje existem datam da época de Herodes o Grande, que mandou construir grandes muros de contenção em redor do Monte Moriá, ampliando a pequena esplanada sobre a qual foram edificados o Primeiro e o Segundo Templo de Jerusalém, formando o que hoje se designa como a Esplanada das Mesquitas.

Outra obra de construção famosa mundialmente foi o Muro de Berlim (em alemão Berliner Mauer)- Muro da Vergonha foi uma barreira física, construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: República Federal da Alemanha (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos; e República Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético. Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro provocou a morte a 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de atravessá-lo.

Estas três grandes obras de engenharia humana foram construídas com motivações diferentes, no entanto tinham um ponto em comum, mostrar o poder, e que seus construtores queriam afastar estranhos e até mesmo intimidar os lacaios (hoje puxa-sacos). Uma coisa nas três situações é certa, seus executores tinham recursos próprios para a execução das mesmas. Construir muros ou muralhas tem quase sempre dois fins, proteger-se de invasores ou demonstrar poder, mas logo acabam entrando nos ostracismo, resistindo às vezes por motivos diversos da sua origem. Hoje tamanhas muralhas perderam sua utilidade inicial.

Na atualidade obras em escala menor são construídas com as mesmas intenções, muito embora que seus executores sejam políticos e que em tese deveriam estar no meio do povo e não protegidos por muralhas. Estes são os chamados POLÍTICOS BISSEXTOS que aparecem somente de quatro em quatro anos. Eu pessoalmente já presenciei a construção de muros de proteção em áreas urbanizadas de até 50.000m², mas nunca imaginei que alguém em seu legítimo juízo pudesse levar ao tema da gozação em murar uma área não totalmente urbanizada maior que o tamanho acima, não sei qual o custo de tamanha obra, mas uma coisa é certa, o custo-benefício de uma coisa assim jamais compensará, a não ser que se construa alguma industria no interior de seus portões, assim dependendo do que se irá produzir poder-se-á recuperar o investimento da construção em algumas décadas.

Não tenho conhecimento de haver por toda a região da Ibiapaba, nenhuma muralha particular com área de 50.000m² ou superior que tenha sido protegido por muros. Os proprietários de terrenos com estas áreas rezam a Deus que consigam comprar estacas para proteger seus imóveis.

Deixo o alerta que os muros descritos no inicio deste comentário perderam as funções a que se destinavam, e que hoje não passam de monumentos turísticos visitados por pessoas do mundo inteiro. Muros na região da Ibiapaba jamais terão esta função, visto que nem mesmo o título de Capital do Turismo outrora dado a cidade de Ubajara foi conservado já que foi ocupado pela cidade de Viçosa do Ceará, cidade que em outros tempos foi chamada de “buzo” por ter somente uma entrada e uma saída. O poder e dinheiro são voláteis como o éter, escorrega pelas mãos como água, que o digam: Alexandre, Justiniano I, Marco Antônio, Nero, Saddam e tantos outros que jamais se imaginaram como normais.

O que tem ocorrido tanto na antiguidade como na atualidade é a mudança psicológica que ocorre na cabeça de imperadores e dirigentes. Antes simples humanos com pés na alpercata ou “havainas”, roupas simples e residências sem portas. Em seguida no poder, mudam-se a roupagem por completo. O que em tese é “quase” normal, se em seguida não viessem às preocupações, por saberem que tudo é passageiro, e que o maior dos poderes terrenos é o menor no além. Toda ação gera uma responsabilidade até mesmo uma boa ação, imagine se em nossa consciência existir qualquer dúvida. No meio dos animais a raça humana recebeu o dom da consciência, e isso tanto pode ser dádiva ou maldição, depende de cada que com sabedoria ou insolência venha a usá-la. Em resumo o que foi um dia o templo de Herodes, erigido por Herodes o Grande, virou o local para incineração de lixo e sobrevive nos tempos atuais com o nome de Muro das Lamentações onde fieis judeus visitam para orar e depositar seus desejos por escrito.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

SERÁ QUE A LEI DA FICHA LIMPA VAI PEGAR?

É muito fácil notar que a legislação no Brasil é extremamente bondosa para com os que a desrespeita, parece até aqueles tipos de pais que quanto mais são maltratados pelos filhos mais os amam. Assim é a nossa legislação.Adolescentes matadores, ladrões, latrocidas e outro adjetivos mais, não podem ser chamados de BANDIDOS, como se o ato fora da lei fosse diferente dos cometidos por adultos bandidos. Rostos de bandidos são proibidos de ser veiculados nos meios de comunicação em alguns estados como no caso do Ceará. De vez por outra surgem novas leis, que não “entram na moda” como se legislação fosse uma. Onde está a lei que proibia a venda de bebidas alcoólicas nas estradas do país? Agora estamos novamente próximos de ver mais uma lei ir para a lata do lixo e logo que surgiu do meio popular, ou seja, surgiu diretamente do seio do povo como na antiga Grécia.
Constitucional é: não prender assassinos por não ter idade. É ter o direito de matar sem ser preso, basta que tenha residência fixa, seja réu primário e não represente risco à sociedade. É ser condenado há 30 anos e cumprir somente um terço. É ter fórum privilegiado por ser autoridade (isso deveria ser um agravante). É ser rico e usar as brechas da lei desrespeitá-la, pobre jamais teria esse direito visto que não tem a “baba”. Quando surge uma lei para punir aqueles a quem mais a deveria respeitar ai surge a velha dúvida “Será que é constitucional?” Só nos resta torcer para que a Lei da Ficha Limpa não venha “ferir” a nossa Venerável Constituição, assim curando as feridas abertas no ânimos de todos os brasileiros que esperam leis não sejam somente legais, mas que sejam acima de tudo morais.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

ELEIÇÕES

É fácil criticar políticos e administradores públicos eleitos, digo eleitos e não nomeados, o difícil é auto criticar-se por ter a mesma índole destes predadores da vida de um povo ou de uma nação, os grandes culpados por quase todos os crimes administrativos políticos, não são os eleitos e sim a grande maioria dos que os elegem, visto que numa democracia, os poderes não são usurpados, mas legítimos através do voto, por isso cuidado temos mais corruptos do lado de fora do congresso nacional do que do lado de dentro.